O conceito de saúde 4.0 tem sido pauta de vários eventos sobre medicina e feito parte do dia a dia de profissionais da área. Por meio da tecnologia, é possível executar diversas funcionalidades para otimizar o atendimento e melhorar a qualidade e rapidez de processos.
No entanto, alguns ainda têm dúvidas sobre a usabilidade de recursos tecnológicos na saúde e quais são seus benefícios.
Pensando nisso, selecionamos informações relevantes sobre o assunto, com ferramentas e ideias que podem ser aplicadas em sua clínica. Boa leitura!
Big data
O big data está diretamente relacionado ao grande volume de dados produzidos por usuários. Essas informações são úteis para empresas, pois auxiliam na tomada de decisão e ajudam a criar estratégias personalizadas para o público.
Da mesma forma, quando você utiliza o recurso em sua clínica, é possível promover um atendimento mais humanizado, pensando nas necessidades de cada paciente. Por isso, é uma opção para coletar informações sobre o público que sejam relevantes para realizar mudanças ou colocar em prática ações que agradem aos pacientes.
Armazenamento na nuvem
Hoje, é possível armazenar uma série de dados na nuvem e a área da saúde também pode se beneficiar disso. Por exemplo, se um médico precisa acessar algum dado, histórico, prontuário ou qualquer outro documento da clínica, ele pode visualizar o arquivo de qualquer lugar por meio do armazenamento em nuvem.
Para fazer isso, basta ter em mãos um dispositivo conectado à internet. Dessa forma, em pouco tempo e em qualquer lugar ele conseguirá acessar o dado de que precisa.
Além disso, o paciente também se beneficia, podendo consultar prontuários independentemente do local. Assim, o armazenamento em nuvem ajuda na realização de procedimento e no contato com profissionais mesmo a distância.
Digitalização de dados
Outro aspecto é a digitalização de dados, que melhora o andamento de processos internos e contribui para um atendimento mais ágil. Os prontuários eletrônicos, por exemplo, são uma ferramenta que desempenha um importante papel no suporte ao paciente, já que eles facilitam o acesso aos dados e reúnem todas as informações necessárias em um só lugar.
Assim, várias vantagens podem ser observadas, como aumento da produtividade, satisfação do paciente em relação à assistência prestada, mais organização e assim por diante.
Portanto, a digitalização de dados oferece diferentes benefícios e pode ser utilizada para várias áreas da clínica ou hospital. Exames, receitas, internações e outros procedimentos podem ser armazenados de maneira digital e, com isso, otimizar a rotina de trabalho.
A saúde 4.0 é um conceito que promete fazer parte cada vez mais do dia a dia de profissionais do setor médico. Sua aplicação em clínicas e hospitais é vasta e visa aumentar a produtividade dos colaboradores, além de oferecer um atendimento que atenda as expectativas dos pacientes. Avaliar tecnologias eficientes para a rotina de sua clínica e observe como elas podem ser implementadas.
Gostou do que trouxemos sobre saúde 4.0? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que outros também tenham acesso ao tema!