Aparelho de pressão: quando a manutenção em monitores multiparâmetros é necessária?

aparelho de pressão

Índice

A manutenção é um fator primordial para a qualidade do aparelho de pressão, pois um instrumento que ajuda a monitorar uma doença tão silenciosa como a hipertensão, necessita de cuidados.

 

A manutenção preventiva, por exemplo, é uma forma de garantir que os resultados da aferição estão corretos.

 

Vale lembrar, que verificar a pressão é uma forma de manter a regulação. Essa doença pode causar sintomas apenas quando a pressão está muito alta, o que representa riscos para a saúde.

 

Assim, o controle feito em casa deve se tornar um hábito, para que durante as consultas com o médico, seja apresentado as informações corretas. Dessa forma, o clínico saberá conduzir a situação, indicando tratamentos eficazes.

 

Segundo os dados apontados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% da população brasileira sofre com essa doença, e aferir a pressão é uma maneira de controlar e identificar se a pressão está alta.

 

Entretanto, todo esse processo de cuidado só terá eficácia se o aparelho de pressão estiver com a manutenção em dia. 

 

Durante o conteúdo de hoje, vamos abordar o que é um monitor multiparâmetros, quando é a hora de realizar manutenção e por quais motivos ele deve ser feito.

 

Boa leitura!

O que é um monitor multiparâmetros?

Aparelho de pressão

Graças ao avanço da tecnologia, hoje podemos ter acesso aos melhores cuidados, principalmente quando o assunto é saúde.

 

Através dos aparelhos em hospitais ou até os que são utilizados em casa, é possível analisar os nossos sinais vitais.

 

Como por exemplo, a pressão arterial, os batimentos cardíacos e outros sinais, que são demonstrados através do aparelho.

 

Com essas informações, o médico consegue realizar uma leitura para identificar qual é o estado do paciente.

 

Portanto, podemos compreender que o monitor de multiparâmetros são aqueles que estão presentes em hospitais, clínicas e em centros cirúrgicos. Assim também, existem os monitores de pressão arterial domiciliar.

 

Estes também têm sua importância, principalmente para pacientes estáveis com hipertensão que precisam medir a pressão.

Quando é a hora de realizar manutenção no aparelho de pressão?

O ideal é que o aparelho esteja calibrado e funcionando da maneira adequada, mas existem muitas dúvidas sobre o tempo em que esses aparelhos precisam ser revisados.

 

É válido lembrar que estamos falando de segurança. Um aparelho que está sem manutenção, pode apresentar falsos resultados.

 

Isto posto, temos que seguir o procedimento que só é realizado por técnicos, que fazem a utilização de equipamentos rastreáveis a RBC e INMETRO.

 

Tendo o profissional qualificado para realizar o processo de manutenção, o aparelho se torna seguro, pois é feito uma espécie de coleta de dados para compreender se ele está funcionando corretamente ou não.

 

É importante destacarmos aqui que se a aferição for realizada em casa, independente do resultado, não é indicado tomar remédio por conta própria. 

 

Se o paciente for aferir a pressão mais de uma vez, e mesmo assim os valores indicados estiverem altos, é preciso buscar ajuda médica.

 

Além disso, é nessa checagem que a pessoa consegue identificar o aparelho que precisa mesmo de manutenção, pois uma vez apresentando resultados totalmente diferentes, incoerentes e desprovidos de veracidade, é preciso levar para um técnico.

Atenção aos cuidados com aferição:

Para fazer a aferição, é necessário ter atenção, pois alguns fatores podem comprometer os resultados que estão sendo desmontados no aparelho. 

 

Em alguns casos, o aparelho de pressão está em perfeito estado, mas o paciente realiza o procedimento de maneira errada. 

 

Assim, separamos uma lista do que não deve ser feito antes de aferir a pressão:

 

  • Não aferir antes de repousar por pelo menos 15 minutos;
  • Não fazer o uso de cigarros, álcool ou café antes de aferir a pressão;
  • Não aferir a pressão enquanto come, fala ou anda;
  • Não aferir no mesmo braço sem antes ter um intervalo de dois minutos.

 

Com essas dicas, fica mais fácil de entender o funcionamento do aparelho de pressão, não é mesmo?

 

Se ainda assim o aparelho apresentar resultados divergentes, ele realmente vai precisar passar por um técnico, pois só este profissional saberá identificar como resolver o problema. 

 

Leia também: Aparelho de pressão: cuidados ao aferir a pressão arterial.

Por que é importante realizar manutenção?

Já mencionamos aqui os perigos dos resultados falsos, e esse é um dos motivos principais para que a manutenção seja realizada. 

 

Todos os equipamentos precisam ser revisados, principalmente quando eles são utilizados para monitorar a nossa saúde.

 

Seja um aparelho digital utilizado em casa, ou outro multiparâmetro específico para UTIs, eles necessitam de revisão. Vejamos a seguir os motivos:

Resultados precisos

Aparelho de pressão

Com uma manutenção preventiva, é viável a realização de correções necessárias dos aparelhos. E isso ocorre mesmo sem que estejam apresentando falha óbvia.

 

Essa é uma alternativa segura para que os resultados apresentados possam ser verídicos. 

Economia de tempo e dinheiro

Aparelho de pressão

Quando a manutenção não é feita, o aparelho pode parar de funcionar, as falhas passam a ser constantes e a vida útil do equipamento pode ser menor.

 

Isso significa que os gastos serão maiores, pois será necessário consertar ou comprar um novo aparelho de pressão.

 

O acompanhamento da pressão arterial de pessoas hipertensas continua sendo imprescindível. 

 

Portanto, não adianta fugir da manutenção, pois neste caso, só vamos adquirir mais problemas com falsos resultados e perda de tempo.   

Oferece maior segurança

Aparelho de pressão

Nada melhor que utilizar um item que sabemos que tem precisão, não é mesmo? 

 

Quando realizamos uma manutenção no aparelho de pressão com tempo regular e indicado pelo técnico, não há necessidade de preocupações.

 

Assim sendo, podemos tomar as medidas necessárias caso a pressão apresente um valor elevado, que é solicitar ajuda médica, para que seja indicado o tratamento correto.

 

Agora que ficou mais claro como funcionam as manutenções de aparelhos, conheça nossos serviços de manutenção ou assistência. Estamos prontos para te atender. 

 

Escolha fazer a manutenção do seu equipamento com uma equipe especializada e com experiência comprovada.

Entre em contato conosco e saiba como nossos serviços podem ser importantes para você e para a sua empresa.

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?