Desde os primórdios da história da humanidade, a prática médica tem avançado de forma conjunta com a cura de doenças e uma das características do curandeiro naquela época era a conduta moral inspiradora. Um atendimento humanizado em clínicas se faz fundamental quanto a isso.
O dever de humanização está atualmente presente em muitos âmbitos, mas é na área da saúde que provavelmente o cenário se mostra mais delicado, uma vez que a fragilidade e a dor são quase intrínsecas ao desenvolvimento do adoecimento.
As mudanças na área da saúde dos últimos anos têm gerado muito debate a respeito da humanização no cuidado onde o termo “atendimento médico humanizado” às vezes é polêmico, apesar de ser parte intrínseca da profissão e tem a capacidade de tornar algo ou alguém humano, familiar e afável.
Neste post, abordaremos 5 motivos para tornar o atendimento médico humanizado uma prática. Confira!
Atendimento humanizado
Atentar-se com a humanização é preservar uma determinada visão ou valor do que quer dizer ser humano e, além disso, encontrar formas de agir sobre essa preocupação. Desta forma, precisamos estruturar os participantes a respeito do que é ser humano como pilar de valor.
A humanização em saúde não é apenas uma ideia, é um pacto com o indivíduo e seu modo de viver que abrange aspectos relativos à qualidade de vida e compõe um acordo ético de acreditar nele em sua totalidade — tanto em associação à autonomia quanto em sua proporção mais subjetiva. Para humanizar a saúde temos que considerar o fato de que cada pessoa é única, e responde de maneira diferente às crises da vida.
Primeiros cinco minutos
Com isso em mente, o que os profissionais da saúde podem fazer no ambiente de hoje para realizar esse tipo de conexão com cada indivíduo? Quando estamos em um ambiente sob pressão para ver um determinado volume de pacientes em um dia, adicionar até mesmo mais uma tarefa ou reservar alguns momentos extras pode parecer impossível.
Ao mesmo tempo, pode aparentar que alguns minutos dificilmente farão diferença, então por que se preocupar? No entanto, ao dedicar um tempo para garantir que os primeiros minutos sejam intencionais pode definir o cenário para toda a experiência do paciente.
Ao incorporar os 5 motivos a seguir nos primeiros cinco minutos com um paciente, demonstramos que o vemos como uma pessoa, estabelecendo as bases para um relacionamento significativo entre paciente e profissional.
1. Atmosfera de confiança
É provável que o paciente se sinta vulnerável, incerto, ansioso ou irritado enquanto fica esperando alguém entrar na sala de atendimento médico. Depois de cumprimentar o paciente e todos os acompanhantes, sente-se e verifique se você está no nível dos olhos ou abaixo dele. Isso lhes dá a sensação de sua presença genuína na sala.
Ao não desprezar o paciente, você pode ajudar a colocá-lo à vontade e contribuir para uma atmosfera de confiança.
2. Comunicação e conexão
Antes de perguntar ao paciente por que ele está lá e se concentrar em seus problemas de saúde específicos, pergunte como ele está indo de uma maneira mais geral.
Basta perguntar: “Antes de começarmos, há algo que eu preciso saber que me ajudaria a cuidar de você hoje?” Quando se faz esta pergunta, você está informando ao paciente que se importa com ele e que você não está lá apenas para ser um técnico — está lá para cuidar e ouvir.
3. Construindo relações
É evidente que ouvir e construir relacionamentos não se encerra depois de cinco minutos. As relações fortes são construídas com comunicação eficaz entre vários pontos de contato, em todas as fases da jornada do paciente.
É importante garantir que um ambiente de confiança e capacidade de resposta seja promovido em toda a experiência dele.
4. Tratamento eficaz
O atendimento humanizado permite que o paciente se sinta mais esperançoso em se tratando dos procedimentos que fazem parte do tratamento. Deste modo, ele fica estimulado a encarar as etapas com mais confiança e é possível que ele seja capaz de realizar algum procedimento médico com muito mais segurança e eficiência.
5. Lembrança afetiva
Uma circunstância muito importante, inclusa no atendimento humanizado, é a criação da lembrança afetiva do paciente. Quando os profissionais de saúde fornecem aos pacientes acolhimento, atenção e escuta, surge na mente a lembrança de relações positivas, como aquelas repletas de carinho de familiares e amigos.
É visível que o atendimento humanizado em hospitais transforma o contato entre o paciente e o profissional da saúde, pois é a tradução da valorização da vida e das multiplicidades.
Conclusão
É visível que o atendimento humanizado transforma o contato entre o paciente e o profissional da saúde, pois é a tradução da valorização da vida e das multiplicidades.
A realização do atendimento humanizado deve ser realizada aos poucos, dando preferência a profissionais preparados, elaboração de meios de atendimento, mais distinção entre os pacientes, para então focar na organização física.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil. Você gostou dessas dicas sobre atendimento humanizado? Então, que tal continuar a visita em nosso blog e ler agora mesmo o texto “Cuidados no atendimento ao paciente: quais é preciso? Saiba!” e saiba mais sobre esse assunto!
Até breve!