Qual o momento certo para fazer locação de equipamentos médicos? Saiba aqui!

Qual o momento certo para fazer locação de equipamentos médicos Saiba aqui!

Índice

O ponto em comum que todas as práticas médicas têm é a necessidade de tecnologias e equipamentos avançados. Para fornecer serviços médicos com excelência, a implantação de novos e modernos dispositivos devem atender à crescente demanda de um mercado em constante mudança.

Os equipamentos médicos encontram-se em avanço exponencial e essas novas tecnologias possibilitam a melhoria da qualidade de vida de seus pacientes, permitindo que a sua empresa e equipe trabalhem com mais rapidez, facilidade. Entretanto, como os progressos no desenvolvimento dos equipamentos médicos acontecem de forma rápida, o custo desses dispositivos pode ser um grande contratempo.

Diante desse cenário, a locação de equipamentos médicos pode ser uma ótima forma de aumentar os resultados do seu serviço de saúde e, ao mesmo tempo, manter seus equipamentos atualizados e modernos.

Neste post, falaremos das vantagens se investir em locação de equipamentos médicos. Confira!

Por que atualizar os equipamentos médicos?

Com a inovação constante na área médica, tornou-se possível atender aos problemas complexos de saúde dos pacientes. Os profissionais da área médica buscam fornecer serviços excepcionais e, portanto, é necessário a aplicação de equipamentos médicos mais recentemente lançados com tecnologia de ponta.

Usar novas tecnologias é a primeira razão para considerar a atualização dos equipamentos médicos em uma instituição. Ao longo dos anos, a ciência e engenharia aprimoraram os dispositivos antigos e agora eles surgem mais modernos, com mais opções, mais recursos, melhor precisão e desempenho aprimorado.

Melhorar a eficiência do trabalho com novos e avançados dispositivos, reduz a carga de trabalho e ajuda a lidar com os pacientes de forma mais eficaz. Da admissão do paciente ao tratamento e alta, cada etapa com o uso de novas ferramentas médicas torna-se muito fácil e ágil o trabalho das instituições de saúde.

A melhoria da gestão hospitalar com a aquisição de novos equipamentos, mostra que as instituições de saúde tratam seus pacientes de forma mais eficaz, rápida e oferecendo um serviço de saúde com excelência em pouco tempo.

Adquirir o que há de mais moderno em equipamentos agrega valor para seus pacientes imediatamente, aumentado a satisfação e ampliando a conveniência de obter-se uma ampla gama de testes e procedimentos realizados na sua instituição de saúde.

O que é locação de equipamentos médicos e como funciona esse serviço?

Inúmeras empresas oferecem equipamentos médicos alugados, o que pode reduzir muito os gastos enquanto você se prepara para abrir uma nova clínica ou expandir uma já existente. .

A locação de equipamentos médicos é basicamente um contrato de aluguel muito parecido com o aluguel de um carro, no qual você estabelece os termos com a empresa responsável e paga para usar o equipamento que precisa.

Esse tipo de prática para produtos médicos de menor valor — como cadeiras de rodas e equipamentos de cuidados domiciliares (balão de oxigênio e outros itens menores para deixar em casa) — podem ser encontrados facilmente. Hoje em dia, a locação de equipamentos médicos para os centros de tratamento intensivo, blocos cirúrgicos e outros espaços de maior complexidade, tornou-se uma realidade amplamente difundida.

Tipos de equipamentos médicos frequentemente alugados

A lista a seguir tem o objetivo de representar os tipos de equipamentos médicos comumente alugados pelas instituições de saúde.

  • scanners de tomografia computadorizada e equipamento de imagem;
  • equipamento de ultrassom;
  • oxímetros de pulsos;
  • unidades eletrocirúrgicas;
  • microscópios e equipamentos de laboratório;
  • desfibriladores e cardioversores;
  • monitores;
  • equipamentos de ECG.

Custos da locação de equipamentos médicos

Custos de curto prazo

Os contratos de curto prazo são uma ótima opção para a empresa que não pretende comprar algum equipamento imediatamente. Aluguéis de cadeiras de roda, por exemplo, que podem ser usadas em situações passageiras, são um bom exemplo de equipamentos que podem ser alugados por um curto espaço de tempo.

Custos de longo prazo

Se compararmos os pagamentos mensais do aluguel ao longo prazo em relação ao preço da compra, o aluguel nunca faria sentido financeiro. No entanto, quando uma instituição de saúde detém um equipamento, ela será responsável por todos os reparos (fora de qualquer período de garantia) e manutenção.

Isso pode impactar negativamente o fluxo financeiro da empresa. Como não podemos prever todas as despesas que serão associadas ao equipamento, é uma boa ideia optar pela experiência com o aluguel que terá em seu contrato todos os reparos e manutenções inclusas nos valores mensais.

Quais as vantagens de contratar o aluguel de equipamentos?

Aqui estão algumas vantagens da locação de equipamentos médicos em vez de optar por comprá-los.

Flexibilidade

Equipamentos que podem depreciar rapidamente devem ser alugados para limitar as chances de uma clínica ficar presa a equipamentos obsoletos. As empresas que alugam os equipamentos podem adicionar ou atualizar para uma tecnologia mais recente conforme as necessidades mudam a qualquer momento durante o prazo do aluguel.

Gerenciamento aprimorado de ativos

O aluguel permite o uso do equipamento por um período específico e com pagamentos fixos. No final da locação, caso o locatário opte pela devolução do equipamento, a locadora é responsável pela alienação do bem.

Serviços agrupados em um pagamento

Ao adquirir um novo equipamento médico, “custos indiretos” como treinamento, suporte e manutenção são alguns dos componentes mais vitais da aquisição. Entretanto, eles geralmente não são considerados ao finalizar a transação de compra.

Com o aluguel, tudo, desde o equipamento em si até os custos de software, podem ser agrupados em um pagamento mensal previsível. Isso facilita o orçamento de todas as despesas associadas à aquisição.

Por que muitos hospitais ainda têm dificuldade em optar pela locação de equipamentos médicos?

Apesar de todas as vantagens de contratar um serviço de aluguel, muitos gestores hospitalares ainda têm dificuldade de entender essa relação custo-benefício. Em uma conta rápida eles percebem que o valor equivalente a 14 meses de locação seria o necessário para comprar o mesmo equipamento.

Contudo, eles acabam simplificando todos os custos envolvidos na aquisição desse tipo de tecnologia. Muitas vezes, fazem as contas considerando apenas o valor do equipamento, e isso pode fazer com que a opção da locação não pareça tão vantajosa.

Porém, é fundamental considerar que, no caso de uma compra desse tipo, há outros custos envolvidos, como manutenção, risco de ficar parado por estar danificado, possibilidade de deixar de gerar receita com um leito sem uso, gastos com a troca por opções mais modernas por conta da depreciação ou obsolescência do equipamento etc.

Dessa maneira, o gestor precisa ter bem claro em mente todos esses pontos, pensando que o gasto com a locação não é uma despesa, mas sim um investimento.

Há um momento certo para fazer a locação?

No caso de hospitais, é a gestão que deve decidir o melhor momento para locação dos equipamentos médicos. Por exemplo: se os gastos estão muito altos, é um bom momento para pensar no aluguel em vez da compra de aparelhos novos.

Contratar esse serviço também é uma boa alternativa para hospitais cujos equipamentos estão ficando ultrapassados por já terem alguns anos de uso — o que acaba gerando custos altos também com manutenção, com aparelhos parados e comprometimento das atividades. Portanto, o melhor momento para fazer a locação vai depender do momento que a empresa está vivendo.

Quais os diferenciais que a DIMAVE oferece?

A DIMAVE tem mais de 20 anos no mercado e um diferencial em relação a outras empresas do mesmo segmento, pois atua também com a distribuição dos acessórios com pronta-entrega — oferece rapidez no atendimento e agilidade na reposição em caso de defeito.

Além disso, trabalha com equipamentos de renome no setor e conta com uma equipe especializada na manutenção desses aparelhos, que está disponível para qualquer eventualidade. Toda essa assistência já é prevista em contrato, portanto o cliente não tem nenhum custo inesperado.

Em relação à locação de equipamentos médicos, a DIMAVE conta com a excelência, prezando sempre por produtos de alta qualidade. As melhores marcas, como a Physio Control, são presença confirmada no catálogo da empresa, que também conta com uma variedade grande de equipamentos destinados às mais diversas finalidades.

Todos os produtos oferecidos são devidamente certificados pela Anvisa, conforme o estabelecimento das exigências legais. Além disso, eles são entregues junto a um certificado de calibração para comprovar sua qualidade e adequação para uso imediato.

A DIMAVE trabalha para que os gestores não se preocupem em relação aos equipamentos médicos alugados. O objetivo da locação é eliminar uma série de despesas e oferecer a possibilidade de a instituição de saúde trabalhar sempre com produtos de primeira linha.

Agora você já sabe todas as vantagens da locação de equipamentos médicos, um serviço que vem ganhando força no país. A única preocupação das clínicas e hospitais consiste em contratar esse tipo de serviço por meio de uma empresa de referência e que tenham experiência no setor.

Agora que você sabe da importância de sua instituição de saúde ter equipamentos modernos que melhorem a qualidade dos serviços prestados, que tal entrar em contato com a nossa equipe e saber mais informações sobre locação de equipamentos médicos!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?