Veja 5 cuidados que você precisa ter com equipamentos hospitalares

Veja 5 cuidados que você precisa ter com equipamentos hospitalares

Índice

Para que os atendimentos e procedimentos médicos não sejam prejudicados é preciso que os equipamentos hospitalares estejam sempre em boas condições. E como se trata da saúde das pessoas, todo cuidado é pouco.

Dessa forma, se você quer oferecer qualidade e segurança a seus pacientes, é preciso garantir o bom funcionamento desses aparelhos, principalmente aqueles com tecnologia avançada, que possuem componentes delicados e exigem uma atenção especial.

Se você se preocupa com essa questão, confira nosso post e fique por dentro de 5 cuidados que você deve ter com esses equipamentos!

1. Faça o transporte correto

O primeiro cuidado diz respeito ao transporte, por isso tenha atenção sempre que precisar deslocar o maquinário de uma sala para outra.

A dica é pensar no melhor trajeto, analisando fatores como a textura do piso e altura de portas. Desse modo, você evita impactos que possam danificar algum componente.

Por isso, faça o transporte somente quando necessário, priorizando horários em que a unidade de saúde esteja com pouca movimentação de pessoas para evitar transtornos.

2. Mantenha as condições adequadas de funcionamento

Para não causar danos aos equipamentos hospitalares e prejuízos à instituição de saúde, é imprescindível manter as boas condições de funcionamento. Assim, respeite as necessidades de cada aparelho, siga todas as especificações do manual, principalmente quanto ao ambiente onde ele será instalado.

Mantenha a temperatura, umidade e luminosidade adequadas do local para que o desempenho do maquinário não seja comprometido. Isso também vai evitar manutenções desnecessárias.

3. Realize a manutenção preventiva

É obrigatório seguir o cronograma de manutenções preventivas para que os equipamentos hospitalares operem com segurança e alta performance.

É um procedimento que vai checar as condições de funcionamento e desempenho dos aparelhos e fazer, se necessário, a troca de peças.

Com a manutenção preventiva, as chances de paralisação dos atendimentos ficam reduzidas, garantindo, assim, a satisfação dos pacientes.

4. Siga as normas de utilização

Para garantir o bom desempenho dos maquinários, toda a equipe deve seguir as normas de utilização. Esse cuidado vai aumentar a vida útil dos equipamentos hospitalares e reduzir as possibilidades de falhas durante o uso.

Dessa forma, é necessário que o manuseio seja feito por técnicos treinados, que conheçam as funcionalidades do aparelho e saibam operar de forma a garantir a segurança do paciente.

Em caso de qualquer dúvida em relação ao uso, a recomendação é sempre entrar em contato com o fabricante.

5. Tenha atenção com a higienização

Por fim, não descuide da higienização dos aparelhos, que deve ser realizada periodicamente para que não ocorra a contaminação de pacientes e técnicos. Esse cuidado inclui a limpeza, desinfecção e esterilização, que precisam ser feitas com produtos específicos, de acordo com a especificação de cada equipamento.

Para não ter prejuízos e problemas no atendimento aos pacientes, é essencial realizar os cuidados com os equipamentos hospitalares. São medidas simples, mas que vão aumentar a vida útil dos aparelhos.

Quer mais dicas de como garantir o bom funcionamento de todos os equipamentos de sua clínica ou hospital? Então siga as nossas páginas no Facebook, no LinkedIn, no YouTube, no Twitter e no Instagram e acompanhe outras postagens como esta!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?