(31) 4042-1958

Equipamentos Hospitalares

Equipamentos Hospitalares

Os Equipamentos Hospitalares são aparelhos utilizados no ambiente hospitalar. Servem para que os procedimentos clínicos ocorram de forma rápida e com exatidão nos seus resultados, assim auxiliando os profissionais da saúde no seu dia a dia.

Mas não somente o profissional da saúde se beneficia desses aparelhos, os pacientes principalmente, uma vez que os procedimentos serão realizados com agilidade, segurança e eficácia. Porém, para que todas essas qualidades sejam de fato atingidas, e para que os Equipamentos Hospitalares entreguem diagnósticos exatos e confiáveis, é de suma importância, que estes equipamentos possuam qualidade e procedência.

Todos produtos para a saúde, em especial, os Equipamentos Hospitalares comercializados no Brasil, obrigatoriamente devem estar registrados na Anvisa. E, para alguns desses equipamentos obterem o registro na Anvisa é necessário que sejam submetidos ao Inmetro.

Existem uma infinidade de Equipamentos Hospitalares, desde os mais simples aos mais complexos: Cardioversores, Desfibriladores, Desfibriladores Externos Automáticos – DEA,  Eletrocardiógrafos,  Monitores Multiparametro, Oximetros de Pulso, Raio-X, Ultrassom, Tomógrafos, Mamógrafos e muitos outros!

Neste artigo iremos destacar alguns:

Desfibriladores

O Desfibrilador é um dispositivo que dá um choque elétrico de alta energia no coração através da parede torácica para alguém que está em parada cardíaca. Este choque de alta energia é chamado de desfibrilação, e é um passo essencial para salvar vidas.

Existem muitos desfibriladores disponíveis em locais públicos, como estações de trem, centros comerciais, aeroportos e centros de lazer, denominados Desfibriladores Externos Automáticos – DEA.

Desfibriladores Externos Automáticos – DEA

O Desfibrilador DEA, ou Desfibrilador Externo Automático, refere-se aos desfibriladores que possuem incorporado um sistema de análise de ritmo cardíaco e auxílio na condução da RCP. Alguns aparelhos são considerados “completamente automáticos, enquanto os outros são desfibriladores semi-automáticos”.

Na presença de uma Fibrilação Ventricular ou de (Taquicardia Ventricular acima de uma taxa pré-ajustada), o aparelho irá fazer o carregamento da carga e liberar o choque automaticamente.

Esses equipamentos são muito utilizados em locais de grande circulação de pessoas como estádios, shopping, grandes empresas dentre outros. Inclusive em algumas cidades e estados já existem leis que obrigam os estabelecimentos a manter um equipamento nestes locais.

Acesso mais artigos sobre o Desfibrilador Externo Automático – DEA!

Cardioversores

O Cardioversor é um Desfibrilador que administra choque elétrico, porém, com a opção de uma cardioversão. No uso deste equipamento como Cardioversor, esse choque é aplicado de maneira sincronizada, para tanto, o paciente deverá obrigatoriamente estar sendo monitorado. A descarga elétrica é liberada na onda R, ou seja, no período refratário.

Eletrocardiógrafos

O Eletrocardiógrafo monitora as atividades cardíacas e tem no eletrocardiograma um dos exames mais conhecidos do mundo. A realização do eletrocardiograma através do eletrocardiógrafo é realizado tanto por pessoas saudáveis, quanto por quem possui doenças cardíacas. Este exame é um dos principais métodos para diagnóstico e pré-diagnósticos de anomalias cardíacas.

A função do equipamento é coletar os dados da atividade cardíaca detalhando os resultados em forma gráfica durante a realização do exame.

Quer saber mais a respeito? Acesso os seguintes artigos e tenha as informações:

https://dimave.com.br/eletrocardiografo/

Monitores Multiparametro

Monitores multiparametros, como o proprio nome diz, serve para monitorização de vários parâmetros fisiológicos. Podem ser monitorados: ECG, Oximetria, Pressão Arterial Não Invasiva, Pressão Arterial Invasiva, Respiração, Temperatura, Capnografia, Analise de Gases Anestésicos dentre outros.

Oxímetro de Pulso

É um Equipamento Hospitalar mas que também pode ser usado em outros ambientes. Através da monitorização ele mede a saturação do oxigênio de uma pessoa de modo não invasivo.

A utilização mais comum é através de um de sensor colocado em uma parte do corpo do paciente. Geralmente na ponta do dedo, lóbulo da orelha e no caso de neonatos através do pé.

Não sabe o que é? Acesse os artigos abaixo, que nele falamos um pouco mais a respeito:

Raio-X

O raio X, um velho conhecido da medicina no mundo todo, é um equipamento que fornece um exame relativamente corriqueiro. Na medicina os raios-X são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores, câncer (ou cancro), doenças ósseas, etc.

O raio-X pode ajudar o profissional da saúde a ver o interior do corpo sem ter que fazer uma incisão. Isso pode ajudá-los a diagnosticar, monitorar e tratar muitas condições clinicas.

Temos um artigo que conta a história do Raio-X, acesse e confira!

Saiba também sobre o Raio-X Digital!

Ultrassom

O ultra-som médico (também conhecido como ecografia diagnóstica ou ultra – sonografia é uma técnica de diagnóstico por imagem baseada na aplicação do ultra-som. O que é ultra-som?  O ultra-som são ondas sonoras com frequências superiores ao limite audível superior da audição humana.

O equipamento é usado para ver estruturas internas do corpo como tendões, músculos, articulações, vasos sanguíneos e órgãos internos. Tem como um dos objetivos encontrar uma fonte de uma doença ou excluir qualquer patologia.

Tomógrafos

Tomografia computadorizada (tomografia computadorizada) é uma modalidade de imagem médica onde as imagens tomográficas ou fatias de áreas específicas do corpo são obtidas a partir de uma grande série de imagens de raios-X bidimensionais tomadas em diferentes direções. Essas imagens de seção transversal podem ser combinadas em uma imagem tridimensional do interior do corpo e usadas para fins diagnósticos e terapêuticos em várias disciplinas médicas.

Mamógrafos

O mamógrafo é um equipamento que realiza o exame de mamografia. A mamografia é o processo de uso de raios-X de baixa energia (geralmente cerca de 30 kVp) que examina o peito humano para diagnóstico e rastreio. O objetivo da mamografia é detectar precocemente casos de câncer de mama, através da detecção de massas características ou microcalcificações.

Onde encontrar?

Equipamentos Hospitalares é na Dimave. Somos distribuidores para todo o Brasil de marcas consagradas. Temos vasta experiência de mais de 20 anos de mercado. Além dos equipamentos hospitalares, comercializamos acessórios para todos as marcas e modelos de equipamentos, com preço e qualidade.

Faça-nos uma consulta e surpreenda-se com nossos produtos.

Clique para acessar:

Compartilhe:

Av. Raja Gabaglia, 3117, Conjunto 417 – Belo Horizonte – MG

(31) 4042-1958