Os sistemas de saúde são complexos e mudam continuamente em uma variedade de contextos e níveis de serviço e as capacidades necessárias às instituições, para uma boa gestão da saúde, devem responder às questões atuais e emergentes ainda não bem compreendidas.
De acordo com o Global Healthcare Outlook Report da Deloitte, os gastos com saúde em todo o mundo devem subir dos atuais US$ 7,7 trilhões para US$ 10 trilhões em 2022, aumentando a uma taxa média anual de 5,4%. Juntas, as inovações médicas e tecnológicas produziram avanços radicais na prestação de serviços.
Embora hoje seja uma época de amplo crescimento, também é considerado período de dores do crescimento. Ainda que as inovações prometam mudar a prestação de serviços de saúde para sempre, levará algum tempo até que os avanços atinjam seu potencial máximo.
Neste artigo, apresentaremos os principais desafios da gestão da saúde. Confira!
Preparando-se para a próxima geração da saúde
O maior desafio enfrentado pela saúde é a necessidade de aumentar o valor para os pacientes. Desde o momento em que os eles entram na recepção até o momento em que deixam as instalações, a gestão da saúde deve garantir que todos recebam cuidados de alta qualidade.
De acordo com o relatório emitido pela empresa de consultoria de saúde PwC Health Research Institute, os pacientes têm inúmeras inovações disponíveis devido à recente reforma da saúde e inovação tecnológica, resultando na prestação de serviços quando e onde os eles desejam e precisam. Esses avanços combinados logo criarão mudanças radicais no campo médico.
O ano de 2016 marcou a época em que a comunidade médica esperava melhorias significativas na prestação de serviços devido ao acesso aprimorado às informações do paciente e à incorporação de tecnologia inovadora. Pela primeira vez, o conceito de hospitais virtuais existe com a prestação de serviços limitada apenas pela conectividade com a internet, enquanto a comunidade médica experimenta modelos de pagamento alternativos e ferramentas de gerenciamento de big data.
Embora essas mudanças sejam consideráveis, elas ocorrerão em um ritmo moderado, desta forma as organizações prestadoras de cuidados querem evidências práticas de que cada inovação proporcionará retornos quantificáveis.
Os 5 principais desafios da gestão da saúde
1. Big data
A comunidade médica aceita facilmente o avanço do big data, mas a efetivação não é tão simples assim. A tecnologia se apresenta no momento perfeito para preencher a necessidade de explorar os armazenamentos de informações dos pacientes recentemente disponíveis.
Este recurso ajuda os prestadores de cuidados a reconhecer características normalmente perdidas depois de registradas ou até que sejam revisadas individualmente. Ao tornar detalhes como esses facilmente disponíveis, os fabricantes de medicamentos ou equipamentos obtêm uma visão mais sólida de como os pacientes usam produtos médicos. Além disso, os profissionais de saúde descobrem mais informações no sentido de ajudá-los a descobrir soluções para os pacientes atuais e a melhor a gestão da saúde deles.
2. Custos
Uma pesquisa de 2017 com proprietários e diretores da área de saúde revelou que 57% acreditam que a principal preocupação em gestão da saúde são os custos crescentes e a maneira de como deixar isso sob controle. A ineficiência e relutância da equipe em evitar o desperdício foi o principal fator que contribuiu para a alta de custos, consequentemente aumentando a cobrança dos serviços básicos de saúde e reduzindo as margens de lucros operacionais.
3. Tecnologia
Uma das mudanças mais significativas no setor de saúde foi o surgimento de novas abordagens tecnológicas. Impulsionadas pela crescente demanda por “medicina personalizada”, essas tecnologias estão aumentando o custo e a complexidade dos cuidados de saúde, por exemplo, registros eletrônicos de pacientes, novas técnicas de diagnóstico por imagem, novas terapias medicamentosas, dispositivos impressos em 3D e robótica. Essas novas tendências não são apenas caras para adquirir e implementar, mas também muitas vezes exigem profissionais e instalações altamente especializados.
4. Mão de obra
No processo de gestão da saúde, as instituições enfrentam uma crescente escassez de trabalhadores qualificados. As taxas de graduação dos alunos nessas áreas não conseguem atender às crescentes demandas e conforme o setor cresce o maior desafio a ser enfrentado é encontrar os candidatos mais qualificados e interessados a se especializarem cada vez mais. Essas carências impactarão o crescimento da indústria e afetarão os custos devido ao competitivo mercado de trabalho. Compreender essa logística é vital para uma excelente gestão da saúde.
5. Paciente
O novo modelo de gestão da saúde encarara os pacientes como consumidores e, como maioria, eles exigirão valor dos prestadores de serviços de saúde. Eles terão expectativas e desejarão o direito de escolher e de tomar suas próprias decisões. O futuro da saúde assistira, portanto, um paciente mais informado e que reivindicara melhores resultados.
Os profissionais de saúde podem fornecer este valor e melhorar os resultados dos pacientes, garantindo diagnósticos precisos e bem informados, planejamento de tratamento ideal, um ambiente de trabalho clínico mais favorável, maior transparência, continuidade do atendimento, melhor suporte ao paciente e atendimento conectado.
Lidar com o esgotamento médico, melhorar a coordenação e garantir uma comunicação de alta qualidade são elementos adicionais que podem desempenhar um papel crítico na prestação de cuidados com base em valor aos pacientes. O importante aqui é melhorar a estrutura fundamental do sistema de saúde para aperfeiçoar o tratamento personalizado e os resultados dos pacientes.
Um paciente mais informado também estará mais engajado quando se trata de suas decisões sobre cuidados de saúde e tratamento. Em outras palavras, os pacientes estarão em posição de influenciar seus próprios resultados e isso demandara um maior envolvimento do paciente.
O setor de saúde está enfrentando custos crescentes e demandas por melhor qualidade de atendimento. O objetivo final é melhorar o valor do paciente e a única maneira da gestão da saúde conseguir isso é aproveitando todas as estratégias disponíveis para que seja capaz de percorrer um longo caminho em direção a uma transformação da saúde e ajudar as instituições a aceitar e abraçar a evolução tecnológica.
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