Trabalhar em um hospital requer alguns cuidados específicos. Afinal, esse ambiente oferece riscos para a saúde dos funcionários que ali exercem as suas funçōes laborais todos os dias.
Diante desse contexto, surge a importância de criar um programa de segurança hospitalar efetivo, com a implementação de normas regulamentadoras específicas.
Essas regulamentaçōes foram criadas pelo Ministério do Trabalho e surgiram com o intuito de promover o bem-estar e melhores condições para o trabalhador e reduzir os riscos de acidentes.
Mas, como isso gerenciar essas práticas? Neste post, você vai entender como garantir a segurança hospitalar, além de conhecer quais normas falam sobre isso. Está interessado para saber mais? Então, acompanhe a leitura!
O que é a segurança hospitalar?
Segurança hospitalar é o conjunto de medidas que são criadas e colocadas em prática com o intuito de proteger os indivíduos contra os riscos que estão presentes em hospitais e demais ambientes clínicos. É muito comum a exposição a materiais e aparelhos contaminados que podem causar infecçōes e problemas para a saúde dos funcionários.
Nesse sentido, a implementação de políticas de segurança serve para eliminar os riscos de contaminação e a posterior propagação de doenças. Além disso, essas práticas também propiciam um ambiente mais limpo e organizado.
Como garantir a segurança hospitalar?
É possível efetivar práticas de segurança hospitalar por meio de um planejamento efetivo e conhecimento prévio sobre o assunto. Confira, a seguir, as melhores dicas para garantir a segurança dentro do ambiente hospitalar nesse sentido.
Classifique as áreas de risco
Um hospital apresenta diversas áreas de risco, como centros cirúrgicos, salas que realizam tratamentos, como hemodiálise e exames, como raio-x, ressonância magnética e tomografia computadorizada, setores de emergência, UTIs, salas de desinfecção de materiais e descarte de objetos, unidades de isolamento e espaços que abrigam pacientes com doenças contagiosas etc.
Nesse sentido, é muito importante identificar esses ambientes e classificá-los, de acordo com o tipo e nível de risco que ele traz para os funcionários. O recomendado é priorizar os ambientes mais perigosos e que exigem maior atenção.
Utilizar todos os EPIs necessários
O uso dos Equipamentos de Proteção Individual é obrigatório em determinados setores hospitalares e recomendado pelo Ministério do Trabalho para funcionários que realizam determinadas funçōes específicas. Esses dispositivos e acessórios reduzem os riscos que o ambiente hospitalar pode trazer para a saúde dos indivíduos. É o caso dos abafadores de ruídos e protetores auriculares, mascaras, óculos e viseiras, botas, luvas e mangotes, aventais de chumbo, óculos plumbíferos etc.
Contrate empresas para a gestão de resíduos
Algumas empresas separam e recolhem os resíduos hospitalares, conforme o risco que eles trazem para a saúde humana — biológico, químico, físico e sem risco. Sendo assim, a gestão desse lixo requer o armazenamento e o transporte adequados e a observância de uma padronização específica.
Quais são as normas que abordam a segurança nesses ambientes?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) elaborou Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho que contêm diretrizes básicas para a concretização da segurança nos hospitais. Confira, a seguir, as principais regulamentaçōes que envolvem esse assunto.
Norma Regulamentadora 32
Essa Norma aborda a necessidade de prevenção contra acidentes de trabalho e a atenção ao bem-estar dos trabalhadores da área de saúde, por meio da aplicação de medidas de proteção a funcionários que ficam expostos a riscos constantes químicos, físicos e biológicos em hospitais, clínicas e laboratórios.
Nesse sentido, qualquer espaço hospitalar que apresenta agentes nocivos, sejam eles microrganismos, parasitas, cultura de células etc — deve conter os aparelhos e materiais adequados para a higienização, além de vestimentas adequadas. Além disso, a gestão do hospital deve organizar atividades de capacitação para seus funcionários, caso ocorra mudanças no ambiente ou na jornada de trabalho.
Norma Regulamentadora 10
Essa Norma aborda os cuidados com os geradores e equipamentos responsáveis por proporcionar a chegada da energia elétrica ao hospital e que devem permanecer ligados por 24 horas por dia. Além de mencionar a necessidade de contar com profissionais habilitados e autorizados para manusear esses equipamentos elétricos.
Norma Regulamentadora 12
A NR-12 trata da Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos e aborda os cuidados com o manuseio e manutenção de máquinas e equipamentos de um modo geral, como é o caso das bombas e motores que funcionam com eletricidade ou à combustão.
Norma Regulamentadora 13
A NR-13 trata dos cuidados a serem tomados com os equipamentos que atuam sob pressão ou criam vapor, como é o caso de caldeiras, vasos de pressão que geram ar comprimido e vapor. Além disso, alguns maquinários contêm agentes inflamáveis e reativos, cujo vazamento pode trazer consequências graves para a saúde humana.
Nesse sentido, é importante cuidar desses equipamentos com cautela e organizar vistorias e inspeções de segurança frequentes.
Norma Regulamentadora 15
Essa norma trata da insalubridade no ambiente hospitalar, em virtude da presença de agentes químicos, físicos e biológicos que são gerados pelos maquinários — ruído, calor, gases tóxicos, óleos, radiação etc. É por isso que se faz necessário medidas de proteção e um cuidado maior com os trabalhadores que têm contato direto com esses aparelhos.
Norma Regulamentadora 16
A NR-16 aborda a existência de potencial periculosidade em hospitais e demais ambientes clínicos e de saúde. É o caso de riscos na manutenção elétrica que podem causar danos para a integridade física dos trabalhadores, ou aparelhos que emitem fontes de radiação.
Não podemos esquecer, ainda, o depósito de líquidos inflamáveis e gases podem criar ambientes perigosos e afetar um raio de abrangência que vai além da estrutura hospitalar. Sendo assim, se faz essencial a contratação de uma empresa especializada nesse sentido para combater os perigos e evitar a exposição de terceiros a esses riscos.
O investimento em segurança hospitalar proporciona mais proteção e resguarda a saúde de profissionais e pacientes dentro de hospitais, clínicas, laboratórios etc. Portanto, é essencial investir em EPIs, fazer vistorias constantes e garantir que as Normas Regulamentadoras estão sendo realmente obedecidas.
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