O que é o telediagnóstico e quem pode utilizá-lo? Saiba!

Índice

O diagnóstico é a base tradicional para a tomada de decisão na prática clínica e envolve a coleta, revisão, análise e interpretação de informações, restringindo as possibilidades diagnósticas e desenvolvendo a compreensão precisa do problema de saúde do paciente.

As inovações baseadas em tecnologias de informação e comunicação aplicadas à saúde da população oferecem múltiplas vantagens para os serviços de diagnóstico e consultas remotas. A principal ação da telemedicina é o diagnóstico remoto (telediagnóstico) e a consulta com especialistas. Sempre que planejado de maneira adequada, esse sistema pode ser conveniente para os pacientes e profissionais de saúde.

O sistema de telediagnóstico, usualmente empregado como instrumento de diagnóstico para reproduzir de perto o cenário clínico normal em que o paciente e o médico estão na mesma sala, está gradualmente mais incorporado nas rotinas de atendimento em saúde.

Confira, a seguir, algumas informações importantes sobre telediagnóstico. Fique conosco!

As Tecnologias de Informação e Comunicação a serviço da Medicina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o termo telemedicina significa o restabelecimento da saúde à distância, isso quer dizer o uso das tecnologias para melhorar as soluções ofertadas aos pacientes, aumentando o acesso a cuidados e informações médicas.

As definições para telemedicina, destacam que ela é uma ciência aberta e em constante evolução, já que incorpora novos avanços na tecnologia, responde e se adapta às mudanças necessárias na saúde e os contextos das sociedades.

Quatro elementos são pertinentes à telemedicina:

  • seu principal objetivo é fornecer suporte clínico aos pacientes;
  • procura superar as distâncias, conectando usuários que não estão no mesmo local físico;
  • envolve o uso de vários tipos de tecnologias;
  • seu propósito é melhorar os resultados na saúde.

As aplicações da telemedicina podem ser classificadas em dois tipos básicos, de acordo com o tempo da informação transmitida e a interação entre os indivíduos envolvidos — seja profissional de saúde para profissional de saúde ou profissional de saúde para paciente.

Na telemedicina, armazenar e encaminhar informações envolve a troca de dados pré-gravados entre dois ou mais indivíduos em momentos diferentes. Por exemplo, o paciente ou o profissional de saúde que fez o encaminhamento envia por e-mail a descrição de um caso médico a um especialista que, depois, envia de volta uma opinião sobre o diagnóstico do paciente.

Já a telemedicina em tempo real exige que o indivíduo envolvido esteja presente simultaneamente para troca imediata de informações, como no caso da videoconferência. Tanto em uma como na outra, as informações relevantes podem ser transmitidas por meio de uma variedade de formatos, como texto, áudio, vídeo ou imagens.

A maioria dos serviços de telemedicina é aplicada com foco em diagnóstico e gerenciamento clínico. Essas abordagens básicas são executadas em uma ampla gama de serviços em diversos ambientes, incluindo teledermatologia, telepatologia e telediagnóstico.

O Telediagnóstico na prática médica

Essa abordagem é considerada como uma subseção da telemedicina e é definida como a detecção de doenças pela avaliação de dados transmitidos por telecomunicação. O termo “Telediagnóstico” ou “Diagnóstico Remoto” foi inicialmente concebido para ser usado no gerenciamento de diagnóstico em tempo real para equipamentos médicos, máquinas de fábrica ou transporte.

De fato, esse sistema de tecnologia aplica a instrumentação de diagnóstico para fornecer uma experiência clínica semelhante a um paciente e um médico interagindo na mesma sala. Esse conceito logo foi aplicado na área de saúde e se popularizou com o avanço dos dispositivos móveis e da transmissão remota.

Em 1974, um dos primeiros experimentos de telediagnóstico evolutivo foi realizado na cidade de Boston, EUA. Um circuito audiovisual foi construído entre o Aeroporto Internacional da cidade e o Hospital Geral de Massachusetts, que prestava serviços de atenção primária para 1000 pacientes na época.

Oportunidades do serviço de telediagnóstico

O uso dessa tecnologia pode nos oferecer novas oportunidades para reimaginar como o atendimento pode ser prestado de forma mais eficiente e acessível aos pacientes, na medida em que nos possibilita uma melhora na qualidade do atendimento para as mais diversas populações, bem como para os pacientes que têm barreiras de transporte para chegar aos centros de saúde.

O aumento do uso do telediagnóstico permite que a equipe do serviço de saúde local obtenha suporte mais facilmente de um especialista, assim como garante que os pacientes respondam às orientações de um profissional em tempo hábil.

Embora o benefício do telediagnóstico seja reconhecido, o progresso da execução no mundo real é lento. Além disso, as desigualdades preexistentes entre a população podem levar a uma maior divisão técnica no telediagnóstico, bem como em outros serviços de telemedicina.

Abordagens do telediagnóstico

Telerradiologia

O avanço tecnológico voltado para a radiologia se refere aos conhecimentos de um radiologista ao observar as imagens médicas e fazer a interpretação delas enquanto não está fisicamente presente no local onde as imagens são geradas. Os hospitais, empresas de imagem móvel, instalações de atendimento de urgência e até mesmo alguns consultórios particulares se beneficiam dessa abordagem. 

Telepatologia

Essa tecnologia se refere à prática da patologia à distância. A telecomunicação é usada para facilitar a transmissão dos dados ricos em imagens de patologias entre dois locais distantes para fins de diagnóstico, pesquisa e educação. Para realizar a telepatologia, o patologista deve escolher as imagens de vídeo que precisam ser analisadas e, em seguida, fazer o diagnóstico.

 Teledermatologia

Podemos considerar como sendo uma subespecialidade da dermatologia e talvez uma das aplicações mais populares do telediagnóstico. Nesse campo, a telecomunicação é usada para transferir informações médicas a distância por meio de comunicação de áudio, visual e dados. As aplicações da teledermatologia abrangem diferentes áreas da gestão de cuidados de saúde, como consultas, diagnósticos, tratamento e até mesmo educação.

 Tele-ECG

O telediagnóstico do ecocardiograma (ECG) portátil tem uma característica única de gravar o ECG do paciente e mostrar na tela do celular ou relógio o resultado. Após a gravação completa, o ECG pode ser enviado para o celular de um especialista por meio do serviço de mensagens multimídia para sua opinião. Essa é uma ferramenta de triagem compacta, portátil, de baixo custo e que também tem conectividade móvel, fornece aquisição, processamento, armazenamento e visualização de ECG em tempo real usando uma conexão GPRS segura para transferência dos dados.

Vantagens e Desvantagens do telediagnóstico

As vantagens do uso dessa tecnologia vão desde a redução dos custos de saúde, aumentar a eficiência e a receita, fornecer a seus pacientes um melhor acesso aos serviços de saúde ao aumento da satisfação dos tratados com maior adesão ao seu serviço de saúde.

Embora essa abordagem prometa crescer rapidamente na próxima década e tenha benefícios claros, ela ainda apresenta alguns problemas técnicos e práticos para os serviços de saúde. As desvantagens dessa tecnologia vão desde o treinamento especializado e equipamentos apropriados, reestruturação das responsabilidades da equipe de tecnologia da informação até a compra de equipamentos que leva tempo e pode gerar um custo elevado dependendo da tecnologia utilizada.

No que diz respeito à medicina, o futuro é sempre agora. No entanto, quando se trata de telemedicina, o futuro parece ainda mais brilhante que o presente. Por esse motivo, muitas organizações de saúde estão encontrando na prática do telediagnóstico a adequação para o tratamento de seus pacientes deficientes ou idosos — a redução no tempo de espera, a possibilidade de fornecer uma alternativa mais econômica aos pacientes e a oportunidade de uma cobertura maior de diagnósticos para diversas doenças.

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