Os indicadores, de maneira geral, são poderosas ferramentas de avaliação de um serviço. No âmbito da saúde eles costumam auxiliar na avaliação de resultados e qualidade, norteando as tomadas de decisão, além de protocolos clínicos e estratégicos dentro da instituição.
Dessa forma, indicadores hospitalares costumam refletir bem a qualidade da assistência, com foco no paciente, além de resultados financeiros importantes. É fundamental adequar à realidade da instituição em questão, mensurá-los de forma fidedigna e avaliar os resultados para a busca de melhorias.
Você gostaria de entender um pouco mais sobre eles de forma detalhada? Continue lendo e confira!
O que são indicadores hospitalares e qual a importância de mensurá-los?
Os indicadores hospitalares são dados ou índices que auxiliam na avaliação do serviço hospitalar. Essa avaliação pode ser referente a resultados na assistência, financeiros ou de qualidade dentro de uma instituição. São estratégias importantes e funcionam apontando um direcionamento para a melhoria contínua de processos de trabalho.
Uma instituição de saúde precisa conhecer seus índices de assistência, segurança e efetividade, para que seja avaliada de forma assertiva a qualidade do serviço prestado. Em um cenário no qual cada vez mais os pacientes cobram por um atendimento humanizado e com técnicas adequadas, mensurar esses índices se torna imprescindível para o fortalecimento da instituição perante seus clientes.
Somado a isso, há um clamor por mais qualidade no atendimento em saúde no cenário mundial. Esse clamor se traduziu na busca por certificações ou acreditações hospitalares, que conta como um “selo de garantia” de boas práticas de assistência para pacientes, operadoras de saúde e investidores no geral, uma vez que ser uma instituição acreditada garante melhor retorno financeiro.
Além de indicadores relacionados à qualidade da assistência, é importante também ter dados relacionados aos resultados financeiros. Afinal, apesar de ser uma instituição de saúde, um hospital também se configura como uma empresa. Dessa forma é necessário que esses indicadores sejam conhecidos e trabalhados para manutenção do seu funcionamento adequado.
Nessa conjuntura é fundamental saber exatamente o quê e como mensurar para que a avaliação se dê de forma assertiva e eficiente, permitindo continuidade das ações ou modificações de processo para atingir a melhora dos resultados.
Agora que entendemos melhor o que são e para que servem os indicadores hospitalares, vamos conhecer quais os principais a serem monitorados? Sigam conosco!
Quais são os principais indicadores hospitalares?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, lançou recentemente um sistema de coleta de indicadores hospitalares para instituições que trabalham com operadoras de planos de saúde.
O objetivo desse banco de dados é conhecer e analisar os indicadores de cada instituição, fomentando uma atmosfera saudável de competição por qualidade dos serviços. Dessa forma, há uma motivação a mais para os hospitais seguirem boas práticas e se preocuparem com a qualidade de sua assistência.
Os indicadores propostos para análise pela ANS são voltados à qualidade da assistência, referentes à efetividade, eficiência e segurança, pontos importantíssimos para avaliação da adequação da assistência.
Vejamos agora, de forma geral, o que é importante mensurar dentro de uma instituição hospitalar:
Taxa de ocupação hospitalar
Esse indicador informa a quantidade de leitos ocupados, refletindo primariamente se o hospital está trabalhando acima ou abaixo da sua capacidade. Com esse índice, o gestor conhece o perfil de utilização, pode avaliar se a taxa de ocupação varia com sazonalidade e entender a média de permanência.
Taxas de infecção hospitalar
Esse é um dado muito importante para uma instituição de saúde. As taxas de infecção hospitalares, como infecção de corrente sanguínea associada a Cateter Venoso Central, infecção do trato urinário associada a cateter vesical de demora e infecção de sítio cirúrgico, dizem respeito diretamente à qualidade da assistência prestada.
Mensurar esses indicadores hospitalares é fundamental para avaliar os processos de cuidado, principalmente referente à higienização das mãos. Caso estejam acima do permitido pela literatura, esses processos precisam ser revistos e melhorados de forma imediata.
Taxa de readmissão
Avalia em um período de tempo determinado, a quantidade de vezes em que houve readmissão. É um índice que reflete a qualidade do cuidado prestado durante o internamento, uma vez que o paciente precisa ser bem orientado e liberado para alta apenas após resolução adequada do problema de saúde.
Além disso, é importante monitorar essa taxa, pois comumente o custo de um paciente readmitido é maior, uma vez que esse problema poderia ter sido resolvido na internação anterior.
Tempo de espera do paciente
Quando precisamos ser atendidos como paciente, isso chama nossa atenção, não é? Ninguém gosta de esperar muito tempo por atendimento, principalmente quando doentes. Esse índice então, auxilia a medir a eficiência do atendimento, risco à saúde e está ligado também à satisfação do paciente.
Gestão de glosas
Quando uma operadora de plano de saúde julga, através de seus critérios, que determinado material, medicamento ou procedimento não possui justificativa para ter sido utilizado, temos uma glosa, que se trata basicamente do não pagamento pelo convênio. Dessa forma, a instituição, se não conseguir reverter, assume o custo.
Avaliar glosas é um ponto muito importante e pode ilustrar o dinheiro gasto, os convênios, setores, materiais, medicamentos e procedimentos mais envolvidos. Verificar como se comporta essa avaliação reflete o custo financeiro, o entendimento dos profissionais sobre as regras dos convênios e a qualidade técnica da assistência prestada.
Satisfação do paciente
É uma avaliação um pouco mais subjetiva, mas podemos contar com estratégias como o Net Promoter Score, que é baseado em um questionamento: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso serviço a outra pessoa?”
Contar com pacientes que se sentem bem atendidos é imprescindível para o fortalecimento da imagem da instituição e manutenção da garantia de procura pelo atendimento. Mensurar a satisfação do paciente é de suma importância e auxiliam também no processo de melhora contínua.
Faturamento
Esse é um indicador muito abrangente, porém importante para avaliação financeira da gestão hospitalar. Pode ser avaliado o faturamento por convênios, por setores, especialidades ou procedimentos, por exemplo.
Configura-se como um termômetro da gestão financeira hospitalar e pode indicar a necessidade de realizar processos de melhoria.
Segurança
São índices que remetem facilmente à qualidade da assistência. Podem parecer indicadores difíceis a serem divulgados, mas são dados fundamentais de serem identificados e tratados, demonstrando assim, compromisso da instituição para com a segurança do paciente.
São exemplos desses indicadores, a quantidade de eventos sentinelas e eventos adversos, taxa de queda com dano e taxa de profilaxia para Tromboembolismo venoso.
Como monitorá-los?
O monitoramento adequado dos indicadores hospitalares é outra etapa tão importante quanto a mensuração correta. Não basta aprimorar o processo de mensuração se não se sabe exatamente o que fazer com esses dados. É importante que esses pontos sejam sempre avaliados dentro da instituição para garantir o aperfeiçoamento e melhoria contínua dos processos.
É possível encontrar, na literatura científica, referências desses resultados com a finalidade de comparação e estabelecimento de metas a serem atingidas, o que torna o processo de melhoria mais prático e objetivo, facilitando seu monitoramento adequado.
Apresentar resultados favoráveis, sejam financeiros ou referentes à qualidade da assistência, é desejável para o fortalecimento da imagem do hospital, além de possibilidade de melhoria interna. Possuir e monitorar esses dados demonstra que a instituição se preocupa com a qualidade do seu serviço e isso é sempre muito bem visto pelos clientes e operadoras de planos de saúde.
Trouxemos para você algumas dicas para um monitoramento mais efetivo dos indicadores hospitalares:
· Estude maneiras de aperfeiçoar a coleta desses dados, como investimento em tecnologia adequada;
· Conte com um time de especialistas para avaliação assertiva e direcionamento de ações necessárias;
· Invista em treinamentos (técnicos e comportamentais) contínuos dos colaboradores;
· Sensibilize e envolva cada setor responsável sobre a importância de mensurar e monitorar esses dados.
Hoje pudemos nos aprofundar um pouco sobre os indicadores hospitalares, entendendo seu conceito, sua importância e quais são os principais para mensuração e monitoramento. Apesar de trabalhoso são vitais para a melhoria de processos e aumento de qualidade da assistência de instituições de saúde.
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