As tecnologias ganharam um espaço enorme na sociedade com o passar dos anos, fazendo hoje parte indispensável das nossas vidas. Elas estão em tudo, nos nossos smartphones, nas nossas casas e eletrodomésticos, na nossa forma de se comunicar, se transportar, viver. Na área da saúde, não foi diferente.
Com o advento da inteligência artificial (IA), muito precisou ser adaptado ao longo do tempo, uma vez que essa tecnologia facilita e acelera muitos processos. Essa adaptação vem se dando de forma gradual, ganhando espaço e otimizando processos, tornando a inteligência artificial uma aliada para o alcance de resultados.
Com o surgimento da pandemia em 2020, essa adaptação precisou alcançar uma velocidade maior, o que gerou inicialmente desconforto, mas trouxe muitos benefícios para os pacientes e empresas na área da saúde.
Siga lendo e entenda um pouco mais sobre como a inteligência artificial na saúde vem se tornando cada vez mais presente e os benefícios que ela traz!
O que é a Inteligência Artificial e quais seus benefícios na área da saúde?
A inteligência artificial ou IA é uma área da ciência da computação, que funciona como um conjunto de soluções, com objetivo de imitar a capacidade humana de raciocínio. Com isso as tecnologias a base de IA seriam capazes de aprender com percepções, conceitos e experiências, além de deliberar através de análises de dados.
É importante ressaltar que o emprego da inteligência artificial na saúde não possui o objetivo de substituir o recurso humano, mas sim de auxiliar em processos operacionais, aumentando a sua precisão, o que deixaria os profissionais mais livres para a dedicação à assistência dos pacientes.
Essa é uma verdadeira revolução na área, pois permite a evolução de serviços de saúde e traz grandes benefícios, que vão ser listados a seguir. Confira!
Automatização e celeridade de processos
Com o advento da inteligência artificial, muitos processos operacionais, trabalhos manuais, realizados pelos profissionais de saúde, puderam ser automatizados. Esse é um benefício de grande importância, pois ocasiona principalmente, mais celeridade de resultados.
Com processos mais rápidos, otimizamos tempo e alocamos de forma mais assertiva os recursos humanos dentro da empresa, dedicando seus serviços a atender outras prioridades, como assistência devida ao paciente. Isso, por sua vez acarreta no aumento da satisfação desse paciente, que terá atenção maior, além da facilidade e agilidade nos resultados em saúde.
Aumento de produtividade
Bom, se falamos em otimização de tempo e realocação de recursos humanos, automaticamente pensamos em aumento da produtividade dos colaboradores. Com a inteligência artificial na saúde, trabalhando como aliada, há a possibilidade de se rever processos, metas e reformular prioridades dentro da empresa.
Isso permite o avanço de planejamentos estratégicos, aumento de cobertura assistencial ou inserção de novas atividades assistenciais que não era possível fazer pela demanda burocrática, assumida pela IA.
Redução de falhas humanas
Independente da competência do profissional envolvido, somos humanos e por isso, passíveis de cometer erros. Com a inteligência artificial programada da forma adequada, essa chance é drasticamente reduzida, uma vez que sua análise de dados contém precisão elevada e está alheia aos principais motivos ligados às falhas humanas.
Com a redução dessas falhas, garantimos resultados mais precisos, rápidos, além de aumento da satisfação dos pacientes e redução de custos relacionados à correção da situação.
Redução de custos
Os benefícios gerados pelo envolvimento da inteligência artificial da saúde se intercalam a todo o momento. Inicialmente, pensar em implantar a IA em uma empresa pode parecer dispendioso, mas na verdade se trata de um investimento importantíssimo, que traz posterior redução de custos.
Essa redução de custos advém da otimização de processos, aumento da celeridade, o que faz com que a empresa realoque de forma mais assertiva os profissionais da saúde, avançando em metas assistenciais sem necessidade de contratação de tanta mão-de-obra, por exemplo.
Além disso, como mencionado acima, a possibilidade de redução das falhas humanas reduz os custos associados à correção dessas falhas, que pode ser desde um tratamento , aumento de hospitalização, ou readmissão hospitalar por diagnóstico equivocado.
Da mesma forma, a velocidade dos resultados gerados pela inteligência artificial aumenta a satisfação dos pacientes e garante uma margem de fidelização, além do fortalecimento da imagem externa da empresa, que consequentemente traz um impacto financeiro positivo.
Como aplicar a inteligência artificial na saúde?
Agora que pudemos entender os principais benefícios da inteligência artificial na saúde, vamos verificar algumas dicas de como inserir essa tecnologia na empresa.
Agendamento de consultas
Quem não gosta de ter rapidez e tranquilidade no momento de agendar consultas? Várias empresas da área da saúde já dispõem desse agendamento virtual, que facilita a vida do paciente.
Com o agendamento realizado pela IA, os funcionários do call Center podem ser alocados de forma mais efetiva e direcionados para atividades que de fato demandam atendimento mais personalizado.
Auxílio em diagnósticos médicos
A inteligência artificial vem se destacando nos diagnósticos médicos, principalmente relacionados a imagens, como radiologia. A inteligência artificial consegue identificar variação em padrões previamente estabelecidos, auxiliando em um diagnóstico preciso e rápido.
Vale ressaltar, que não há a substituição do médico pela IA, mas uma combinação desses fatores, tornando o diagnóstico mais rápido e menos suscetível a erros.
Monitoramento de pacientes
O armazenamento de dados dos pacientes, feitos através da inteligência artificial promove a segurança desses dados, além de otimização de tempo comparado ao trabalho manual. Além disso, possuir dados dos pacientes facilita o monitoramento de suas condições de saúde, permitindo um acompanhamento mais assertivo.
Principalmente para pacientes internados, a inteligência artificial pode servir para emissão de alertas de situações de saúde emergencial, como notificações instantâneas para os profissionais, se algum resultado de exame for fora da curva, por exemplo.
Dessa forma, além de agilizar o atendimento, prevenindo ou tratando um problema de saúde de forma rápida, auxilia também na eleição de prioridades de atendimentos, ajudando a equipe assistencial a organizar a assistência de maneira mais efetiva.
A inteligência artificial na saúde é uma evolução que veio para agregar e trazer inúmeros benefícios para pacientes e empresas. Nesse texto pudemos entender um pouco mais sobre esses benefícios e quais as principais dicas de como aplicar a inteligência artificial, melhorar a experiência do paciente, além de otimizar processos operacionais.
Gostou do conteúdo? Siga nossa página no LinkedIn, Instagram, Twitter, YouTube, Facebook e fique por dentro!